domingo, 1 de setembro de 2013

Forças Armadas - Gulliver



Nos anos 70 e 80 a industria passou a usar plástico para confecção de brinquedos, o que barateou e popularizou brinquedos, que antes eram muito caros. Soldadinhos de chumbo existem há muito tempo, mas não são brinquedos acessíveis (hoje, na verdade não são brinquedos, mas itens de coleção).

Hoje os soldadinhos (ou figuras de ação), são maiores e possuem membros articuláveis, além de uma infinidade de movimentos, mas antigamente eles eram rígidos.

No Brasil esse produtos eram produzidos, a princípio, pela Gulliver. Havia o famoso Forte Apache (que voltou a ser vendido, recentemente).




Também tinham figuras de super heróis. Veja este blog.




Tanto os personagens do forte apache quanto os heróis poderiam ser comprados pintados ou na cor do plástico.
Já os soldadinhos do "Forças Armadas" vinha apenas na cor básica.
Quem começou a fabricar esses soldadinhos foi uma empresa inglesa, chamada Airfix:



Esses "bonequinhos" da Airfix, são os mesmo que aparecem (ou inspiraram os que aparecem) no filme Toy Story;


A Airfix produziu uma grande variedade de modelos dessas miniaturas na escala 1:32.

Hoje, há, no sítio da Airfix, 16 sets diferentes.



No Brasil eles eram vendidos em 4 grupos, que eu creio, tinham entre 10 e 14 modelos diferentes. Soldados Americanos e Soldados Brasileiros (que segundo minha memória eram diferentes, mas não consegui confirmação e, todas as fontes que encontrei dizem que eram exatamente os mesmos), além de Soldados Alemães e Soldados Japoneses.

Entre o final dos anos 80 e início dos 90, quando foram retirados de circulação, eles passaram a vir, também em pacotes maiores que continham um Tanque, um Jipe ou um Avião.

Tubo atual

Avião com cor "moderna"

Não consegui imagem melhor do Jipe...

A maior parte dos soldadinhos da Gulliver pode ser reconhecida pela logomarca na base do modelo:


Apenas a título de demonstração e, para eventuais consultas, postarei as imagens relativas aos soldadinhos destas séries, tanto da Gulliver, quanto da Airfix (e eventualmente dos soldadinhos licenciados pela Disney Pixar (do Toy Story)).




Soldado brasileiro (ou americano) fazendo mira com um joelho apoiado no chão - Gulliver.




Oficial alemão apontando pistola - Gulliver.




Oficial alemão com binóculo (Afrika Korps) - Airfix




8 comentários:

  1. Como eu faço para ter um dessses? eu tenho 70 soldadinhos...

    ResponderExcluir
  2. PODE RESOONDER NO MEU EMAIL: rildo.brasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caraca... queria muito uma coleção desta de novo (eu tinha quando criança)

    ResponderExcluir
  4. Caraca... queria muito uma coleção desta de novo (eu tinha quando criança)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma coleção eu tinha quando criança e queria dar para meu filho

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de uma coleção eu tinha quando criança e queria dar para meu filho

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estes soldadinhos eram vendidos nos anos 80 e até os 90 pela Gulliver. vinham em sacolinhas plásticas com 12 soldados e um tanque, avião ou jipe. Eram 4 coleções principais: soldados americanos na cor verde oliva, brasileiros na cor verde escura (eram iguais mudando só a cor), alemães azul escuro e japoneses bege. Existiam outros mais antigos como o oficial alemão com binóculo e com cores diferentes representando a tropa Afrika Korps e os ingleses. Nos anos 90 lançaram outras cores, azul, verde, vermelho, amarelo e laranja. O modelo desses soldadinhos eram parecidos com os soldados americanos e brasileiros dos anos 80.É uma pena a Guliver não fabricar mais esses brinquedos.

    ResponderExcluir
  8. Sou o Alessandro Grando Moreira, a bichona esportista do Sepam, e quero dar minha bunda para garotões pirocudos! Maguila, meu nego, cadê você?

    ResponderExcluir